One Team

Plano de Negócio

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário...

Um plano de negócios é, muitas vezes, a linha que separa o sucesso do insucesso de qualquer empreendedor. Mesmo que não estejamos a pensar montar um negócio de milhões, este plano é uma radiografia completa do que é o negócio e de como pretendemos fazê- lo nascer e crescer.
Resumimos seguidamente, de forma simples, as linhas essenciais para a criação de um plano de negócio.

Sumário executivo- É uma súmula do conteúdo de todo o plano. Qual é a natureza do seu negócio? Como se distingue da concorrência? Qual o perfil dos responsáveis pela empresa? Qual o volume de negócio que esperam atingir num ano? Qual o valor do investimento necessário?

Produto - Qual é o produto ou serviço? Quais as formas de comercialização? Business to business, consumidor final, vendas online, vendas por telefone?

Clientes-  Quem são? Qual o sexo? Qual a faixa etária predominante? Onde vivem? O que fazem? Escolaridade? Quanto mais detalhes soubermos sobre o nosso cliente alvo, mais facilmente ajustaremos o nosso produto ou serviço, bem como, a estratégia de promoção e vendas, às suas necessidades.

Mercado - Qual a dimensão do mercado? Onde vai instalar o negócio? Loja de rua? Centro comercial? Escritório? Online? E quem são os concorrentes diretos, que vendem o mesmo produto ou serviço? E os indiretos, que vendem produtos ou serviços que cumprem uma função semelhante? Quais vão ser as vantagens competitivas da sua empresa?

Equipa de gestão - Tem a equipa certa? Têm as competências necessárias? Têm experiência na área? Quais os principais feitos profissionais alcançados? Qual é a capacidade que a equipa tem de arriscar? Qual é a capacidade de dedicação ao negócio?

Análise financeira -  Com esta análise pretende-se, através de projeções , avaliar as necessidades de capital quer para o investimento inicial quer para as necessidades de fundo de maneio, bem como, aferir a viabilidade financeira do projeto. Estes estudos deverão contemplar itens como: cash flow, ponto de equilíbrio,  necessidades de investimento, previsão de resultados, prazo de retorno do investimento, etc.  

Financiamento - Existem diversas formas de financiar o seu projeto, como seja, financiamento bancário, leasing, capital de risco, entre outros. Importa efectuar um levantamento exaustivo das várias opções e do custo associado a cada uma delas. A elaboração de um plano de negócios bem estruturado e capaz de transmitir o potencial do projecto é um passo importante para conseguir boas condições de financiamento.

Vantagens de ter um plano de negócio:

Abre novas possibilidades de financiamento, junto de instituições que o exijam;
Permite definir a estratégia de negócio;
Implica todo um proveitoso processo de reflexão sobre as várias áreas da empresa.
Unifica a visão do negócio dos vários sócios.

Em suma, um plano de negócio é um aspeto fundamental no sucesso do seu projeto. Mas é verdade que não há tempo para o fazer. Por isso, deixe essa tarefa connosco!